Morre o Bispo Emérito Dom José Doth

O Bispo Emérito começou a sua carreira no Seminário da Prainha em1953

Faleceu na tarde deste domingo,26, o Bispo Emérito de Iguatu, Dom José Doth, o religioso estava internado em um hospital na sua cidade natal, Pedra Branca.

Dom Doth, estava com 79 anos e o estado da sua saúde veio a se agravar nos últimos dias.

O Bispo Emérito começou a sua carreira no Seminário da Prainha em1953.

Leia Mais: Criança com leucemia pede sangue e fraldas ao Pai Natal

Em 13 de dezembro de 1964, Dom José Mauro, então bispo diocesano de Iguatu, conferiu-lhe o Sacramento da Ordem, tornando-o, assim, sacerdote do Altíssimo.

Com o passar dos tempos, devido a sua entrega ao ministério cristão, José Doth ocupou vários cargos, foi Vigário de Mineirolândia entre 1965-1970 – Vigário de Mombaça entre1970-1988, vigário em Piquet Carneiro de 19 de março a 2 de julho de 1988.

Desempenhou também a função de Vigário Geral da Diocese de Iguatu, de 1988 a 1989. Foi nomeado bispo coadjutor de Palmares-Pernambuco, em 23 de dezembro de 1989, por decisão do Papa João Paulo II.

Sagrado bispo em 13 de maio de 1990, em Iguatu, em solene pontifical, cuja presidência coube a Dom José Mauro Ramalho, na época, bispo diocesano.

Dom José Doth tomou posse, como bispo coadjutor de Palmares, em 22 de junho de 1990. O Papa João Paulo II o transfere para Iguatu em dezembro de 1991. E o empossa como bispo coadjutor de Iguatu no dia 9 de fevereiro de 1992. S

Sucede a Dom José Mauro em 26 de julho de 2000. Em 7 de janeiro de 2009, o Papa Bento XVI aceita seu pedido de renúncia, por motivo de saúde, ao governo pastoral da Diocese de Iguatu. O lema episcopal de Dom José Doth foi (Com Maria, a Mãe de Jesus).

Um dos feitos de Dom José Doth durante seu episcopado foi a construção da nova Catedral Diocesana, em honra de São José, templo esse, solenemente dedicado a Deus, em 2006.

Após o anúncio da sua morte, as redes sociais foram tomadas com manifestações de pesar e tristeza, a Diocese de Iguatu, prepara uma grande homenagem ao eterno Bispo de Iguatu, que sai deste plano, mas definitivamente estará no coração da comunidade católica como exemplo de humildade e dedicação a propagação dos ensinamentos de Cristo.

Fonte: Iguatu.Net

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores

%d blogueiros gostam disto: