Libertadores, Sul-Americana, rebaixados: o que rolou com cada clube no Brasileirão

Flamengo pega última vaga direta para a Libertadores, e Chapecoense surpreende na classificação para a Pré-Libertadores. Coritiba e Avaí vão jogar a Série B no ano que vem; confira

A pós 38 rodadas, o Campeonato Brasileiro terminou neste domingo. As vagas para a Libertadores, Pré-Libertadores e Copa Sul-Americana foram devidamente preenchidas, assim como os quatro times rebaixados para a Série B do ano que vem e os que se classificaram para a disputar a Série A.

Confira como ficou a distribuição:

Libertadores:
– Corinthians
– Palmeiras
– Grêmio*
– Santos
– Cruzeiro**
– Flamengo

* campeão da Libertadores

** campeão da Copa do Brasil

Antes de o campeonato começar, estava previsto que os quatro primeiros times se classificariam de forma direta para a Libertadores, e os quinto e sexto colocados disputariam a Pré-Libertadores do ano que vem.

Como o Grêmio, que foi campeão da Libertadores, terminou na terceira posição, abriu-se uma vaga para a classificação direta. Quem seria beneficiado seria o Cruzeiro, mas como o time mineiro foi campeão da Copa do Brasil e também garantiu o direito de jogar a competição no ano que vem, a vaga direta caiu no colo do Flamengo, sexto colocado.

Flamengo garantiu vaga direta na Libertadores com gol no último minuto contra o Vitória (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

Flamengo garantiu vaga direta na Libertadores com gol no último minuto contra o Vitória (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

Pré-Libertadores:
– Vasco
– Chapecoense

Caso o Flamengo seja campeão da Copa Sul-Americana, o Brasileirão terá G-9, e o Atlético-MG, que terminou na nona posição, ainda pode ser agraciado com uma vaga para a Pré-Libertadores.

Já o Vasco, curiosamente, seria o primeiro time a se beneficiar da conquista rubro-negra e iria direto para a fase de grupos da Libertadores.

Vasco vence a Ponte Preta em São Januário e termina o Brasileiro na sétima posição (Foto: André Durão/GloboEsporte.com)

Vasco vence a Ponte Preta em São Januário e termina o Brasileiro na sétima posição (Foto: André Durão/GloboEsporte.com)

Copa Sul-Americana:
– Atlético-MG
– Botafogo
– Atlético-PR
– Bahia
– São Paulo
– Fluminense

Um eventual G-9 também abriria uma vaga para a Sul-Americana, e o Sport, 15º colocado, seria mais um time brasileiro a jogar a segunda competição mais importante do continente no ano que vem.

Rebaixados para a Série B do ano que vem:
– Coritiba
– Avaí
– Ponte Preta
– Atlético-GO

Times classificados para a Série A do ano que vem:
– América-MG
– Internacional
– Ceará
– Paraná

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores

%d blogueiros gostam disto: