Agora virou G-8: como o título do Grêmio impacta no Campeonato Brasileiro

Conquista gaúcha na Libertadores abre mais uma vaga para competição do ano que vem via nacional. Sexto colocado agora vai direto para fase de grupos, e Bahia e São Paulo voltam para a briga

O título da Libertadores conquistado pelo Grêmio na noite desta quarta-feira, contra o Lanús, abre mais uma vaga para brasileiros irem à competição continental em 2018. Como atual campeão, o Tricolor gaúcho, atualmente na terceira posição do Brasileiro, cede a classificação para outra equipe: o G-6, que já havia virado G-7 por conta do título do Cruzeiro na Copa do Brasil, agora vira G-8.

Sexto colocado vai direto para fase de grupos. Sétimo e oitavo também garantem vaga (Foto: GloboEsporte.com)Sexto colocado vai direto para fase de grupos. Sétimo e oitavo também garantem vaga (Foto: GloboEsporte.com)

Sexto colocado vai direto para fase de grupos. Sétimo e oitavo também garantem vaga (Foto: GloboEsporte.com)

Com a conquista, o sexto colocado na competição nacional também passa a ter vaga direta na fase de grupos da Libertadores do ano que vem – Corinthians, Cruzeiro, Grêmio, Palmeiras e Santos já estão garantidos lá. Sétimo e oitavo disputam as duas fases prévias. Hoje, Flamengo (6º), Vasco (7º) e Botafogo (8º) seriam os qualificados.

O Rubro-Negro carioca, inclusive, pode ainda aumentar a zona de classificação para G-9, caso passe pelo Junior Barranquilla-COL nesta quinta-feira e vença o Independiente-ARG na grande decisão da Copa Sul-Americana.

Do jeito que está hoje, além de Chapecoense e Atlético-MG, que já estavam na briga, Bahia e São Paulo voltam a sonhar. Com 49 pontos, os tricolores ainda podem alcançar a oitava posição – precisam vencer o confronto direto e torcer para que adversários diretos tropecem.

Veja os jogos da última rodada e o que cada clube precisa para assegurar lugar no G-8:

38ª rodada

  • BOTAFOGO X Cruzeiro
  • VASCO x Ponte Preta
  • Santos x Avaí
  • SÃO PAULO x BAHIA
  • ATLÉTICO-MG x Grêmio
  • Atlético-PR x Palmeiras
  • Sport x Corinthians
  • Vitória x FLAMENGO
  • Atlético-GO x Fluminense
  • CHAPECOENSE x Coritiba

FLAMENGO (6º) – Depende apenas de suas forças para garantir o sexto lugar e a fase de grupos em 2018. Caso empate, só perde lugar no G-8 se Botafogo, Vasco e Chapecoense vencerem seus jogos. Se perder, precisa que dois dos quatro perseguidores (incluindo também o Atlético-MG) tropecem.

VASCO (7º) – Depende de suas forças para ir à Libertadores, mas precisa torcer contra o Flamengo para alcançar a fase de grupos. Se empatar, vê situação mais complicada por conta do péssimo saldo de gols (-8).

BOTAFOGO (8º) – Outro que precisa apenas de sua vitória para garantir vaga na Libertadores – para grupos, tem que secar Fla e Vasco. Caso empate, tem que torcer para que Chape e Galo não vençam, ou para que apenas um destes tropece e o Vasco perca.

CHAPECOENSE (9º) – Não se classifica em caso de empate. Caso vença, precisa que pelo menos um dos cariocas (Flamengo, Vasco e Botafogo) tropece. Caso ainda haja um vacilo triplo, a Chape ainda pode sonhar com o sexto lugar.

ATLÉTICO-MG (10º) – Precisa vencer e torcer para dois tropeços dos quatro times que estão na sua frente – no caso do Flamengo, apenas a derrota serve. O Galo é outro que ainda tem, mesmo que bem difíceis, chances de chegar ao G-6.

BAHIA (11º) – Necessita de uma grande combinação de resultados. Além de vencer, precisa de uma derrota do Botafogo e que Chape e Galo não vençam seus jogos. Não pode mais alcançar Flamengo e Vasco.

SÃO PAULO (12º) – Precisa de um quase milagre, mas tem chances. Em caso de vitória, precisa que Chape e Galo não vençam e que o Botafogo perca. Além disso, precisa tirar diferença de saldo do Alvinegro carioca (desvantagem no momento é de -1 x 3). Fonte: G1

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores

%d blogueiros gostam disto: