Ceará e mais 12 Estados diminuem investimentos e conseguem manter contas em dia

Levantamento publicado na edição desta segunda-feira do O Globo mostra os governos saíram de déficit do PIB para superávit

Relatório da Instituição Fiscal Independente (IFI), publicado na edição desta segunda-feira (27) do O Globo, revela que 13 Estados dos país tiveram redução dos investimentos: Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Rondônia, Acre, Roraima, Amapa, Para, Rio de Janeiro, e Ceará, além do Distrito Federal.

Para fechar as contas nos últimos anos, e sem conseguir controlar despesas com pessoal e benefícios previdenciários, restou aos estados reduzir investimentos.

O levantamento da IFI comprova que, enquanto a União encontra dificuldades para atingir resultados primários positivos, os estados já conseguiram passar par ao azul. Saíram de um déficit de 0,23% do Produto Interno Bruto (PIB) em dezembro de 2014, para um superávit de 0,17% do PIB em setembro deste ano. Isso no entanto, não é sinal de equilíbrio fiscal.

O trabalho aponta ainda que os gastos estaduais com ativos e beneficios previdenciários cresceu gradualmente nos últimos anos, passando de 5,6% do PIB em 2011 para 6,4% do PIB este ano, o que representa cerca de 70% das despesas primárias.

Confira o gráfico do O Globo:

Fonre: Ceará News7

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores

%d blogueiros gostam disto: